Qual o problema que mais afecta os adolescentes ?

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Conversa com a psicóloga

No passado dia 28, quarta feira, o nosso grupo serviu-se do gabinete de psicologia para adquirir informações relativas ao seu funcionamento, bem como esclarecimentos generalizados acerca dos alunos da escola, não comprometendo o sigilo profissional a que está submetido qualquer psicólogo.
A psicóloga, Ana Domingos, começou por referir que o seu trabalho na escola passa maioritariamente pela orientação escolar dos alunos que estão prestes a ingressar no ensino secundário, já que esse trabalho é feito durante as aulas de formação cívica e estende-se a todas as turmas de 9º ano. No entanto, o gabinete de psicologia pode e deve ser utilizado por qualquer tipo de alunos que se sintam na necessidade de o fazer.
De facto, fora da orientação escolar não é muito frequente a recorrência de alunos ao gabinete, talvez porque a comunidade escolar não esteja ainda totalmente esclarecida acerca da psicologia e do trabalho desenvolvido pelos psicólogos, sendo estes, por isso, muitas vezes associados a doenças psiquiátricas e do foro mental. Ainda assim, sabemos que os alunos que recorrem ao gabinete por vontade própria são essencialmente alunos do ensino secundário com problemas a nível da escolha do curso superior ou ainda com problemas familiares.
Gostaríamos ainda de salientar a importância do bem-estar e saniedade psicológica nas nossas vidas que podem ser motivadas pelo recurso a profissionais da psicologia que têm os conhecimentos necessários para nos ajudar a direccionar os nossos comportamentos e as nossas escolhas, tornando possível o alcance da auto-realização.

Se tiveres algum tipo de problema, podes recorrer ao gabinete de psicologia, na sala 41 da nossa escola (o horário encontra-se disponível na porta).

Sem comentários:

Enviar um comentário